FORBES – Acabei por aleatoriamente assistir uma parte de Logan na FX durante o final de semana. Assistir novamente apenas reforçou que Sylvester Stallone realmente estava tentando fazer Rambo: Last Blood ser seu próprio Logan. Sim, o roteiro “Rambo resgata uma garota das mãos de traficantes mexicanos” de Last Blood foi praticamente o núcleo central do quarto filme de Rambo em 2008. Adicionalmente, pegar um personagem já conhecido como John Rambo e colocá-lo em outra caixinha de gênero cinematográfico é “como se fazer” em 2019.  Yes, the “Rambo rescues a teen girl from Mexican traffickers” plot of Last Blood was nearly the core plot of the fourth Rambo movie back in 2008. Moreover, taking an established character like John Rambo and putting him into a different genre sandbox is “how you do it” in 2019.

Enquanto isso, a Paramount contratou Dean DeBlois para dirigir um filme live action de Micronauts. A Paramount foi a responsável de, com sucesso, fazer o marketing de Homem de Ferro, Thor e Capiptão América antes da Disney entrar em cena (após comprar a Marvel, em 2009) com Os Vingadores. E agora a Paramount (e a maioria da indústria) se vê tentando criar novas franquias no modelo dessa marca que ela mesma ajudou a criar. Os filmes de super heroi evoluiram se aproximando de outros gêneros de filme, mas Hollywood reagiu tentando transformar franquias em franquias de super herois. Enquanto antes histórias em quaudrinhos copiavam Rambo, Rambo agora se apoia em filmes de histórias em quadrinhos. E o blockbuster da década é Capitão América: O Soldado Invernal.

The Dark Knight, de 2008, foi parcialmente uma tentativa de combinar super herois, crimes e política dentro de um único pacote blockbuster. Jon Fraveau, Robert Downey Jr. e seus amigos deram vida ao MCU com Iron Man com grande glória e interações “todos se odeiam” de Transformers, o que acabou por ser um colossal blockbuster bom para adultos. O corte de filmes de super heroi de 2011 transformou o gênero de histórias genéricas de super herois (Lanterna Verde) em dramas da Segunda Guerra Mundial (Capitão América: O Primeiro Vingador) e em suspenses espiões dos anos 60 (X-Men: Primeira Classe)

Todos rapidamente notaram todo esse “Wolverine é um filme de super herois e samurais!”, e colocar esses personagens super herois famosos dentro de um modelo já existente de gênero cinematográfico foi um modo excelente desse subgênero evoluir além do “Ei, é um filme de super heroi com grande orçamento!”. Kevin Feige usou a aproximação da franquia como a chave princopal do marketing pós-Vingadores do MCU. Ant Man foi um filme sobre roubo, Thor: Mundo Sombrio foi um filme de magia, fantasia e espadas, etc. Permitiu que a Marvel justificasse lançar vários filmes “diferentes” por ano e garantiu que os espectadores poderiam assistir o último filme lançado mesmo que não tivessem assistido o que lançou antes dele.

Dito isso, Capitão América: O Soldado Invernal foi a primeira vez que uma adaptação de história em quadrinhos claramente ultrapassou a fórmula proposta para o gênero até então. O trabalho de Joe e Anthony Russo com o fator “Cap vs vilões corruptos do governo” foi o primeiro filme solo de uma franquia que se qualificou como um “episódio mitológico”, para usar um termo de Arquivo X, onde significantemente, eventos paralelos poderiam continuar acontecendo em um filme que não é dos Vingadores. Mas mais importante, o filme foi vendido e recebido como um filme de super-heróis que também tinha um viés político, moderno e suspense conspiratório. Foi um filme de Tom Clancy com um super-herói no papel principal. Foi também imensamente superior à Jack Ryan: Agente Sombra, que chegou aos cinema alguns meses antes.

O segundo filme da franquia Capitão América conseguiu críticas decentes e abriu com bilheteria de $94 milhões de dólares, um aumento de 44% em relação ao lançamento de O Primeiro Vingador em 2011. Thor: Mundo Sombrio aumentou “apenas” 31% em relação ao primeiro lançamento. Faturou $259 milhões de dólares em Abril de 2014 e $714 milhões mundialmente, um recorde na época para um filme da Marvel não focado em Tony Stark. Foi para crianças que gostavam de Batman Forever e adultos que gostavam de Patriot Games. Existe uma cruel ironia no modo como a Paramount iniciou o MCU e depois, após a Walt Disney comprar a Marvel, uo MCU utilizou do manual da Paramount sobre como utilizar de estereótipos para tornar o filme de escolha em um evento.

(…) Capitão América 2 foi um filme de super herois que era apropriado para crianças e adulto o suficiente para os mais velhos. Conseguiu entreter fãs de herois, de Bourne e as multidões de pessoas indo ao cinema para ter encontros em um evento “tamanho único”. Os filmes da Marvel não apenas expandiam em gênero cinematográfico, mas também deixavam todos os outros pra trás em qualidade e sucesso financeiro. 3 anos depois, Guerra Civil viria a derrotar vários filmes adultos (Money Monster, Neighbors 2 e The Nice Guys) no início do verão de 2016.

O Soldado Invernal e, meses depois, Guardiões da Galáxia (uma “cópia” de Star Trek, da Paramount) tornaram a Marvel no que ela é. O que veríamos depois é um público amante do cinema baseando sua dieta de filmes em apenas filmes sobre quadrinhos, seja uma comédia (Deadpool), faroeste (Logan), fantasia sci-fi (Capitã Marvel), aventuras no espaço (Thor: Ragnarok), aventuras místicas (Aquaman e Mulher Maravilha) e até mesmo suspenses da vida real para adultos (a franquia Capiptão América. Os estúdios erraram ao tentar criar seus próprios universos baseados em Os Vingadores; muitos deles colocaram a carroça antes dos bois.

(…)

Os filmes de super heroi evoluiram de “apenas” filmes de super herois. Aqueles que falharam na evolução, (Lanterna Verde, Liga da Justiça, O Espetacular Homem Aranha, etc) não fizeram sucesso. Em resposta ao sucesso do MCU, grande parte da concorrência começou a aparecer com ofertas de “meio que um filme de super heroi”. Pense em The MummyKing Arthur and the Legend of the Sword Solo: A Star Wars Story. Essas foram tentativas de dar uma nova cara a conhecidos personagens em um mundo onde as versões anteriores estavam disponíveis pra quem quisesse assistir em casa em um formato de alta qualidade apenas usando um botão.

(…) Quando os filmes do MCU cresceram em escala, sendo O Soldado Invernal (e Guardiões da Galáxia) os pontos de partida disso, até Transformers se tornou ultrapassado. Paramount lançou Homem de Ferro em 2008, para depois a Disney comprar a Marvel e utilizar os modelos da Paramount para destruir os seus rivais, incluindo a própria Paramount.

Capitão América: Soldado Invernal mostrou que um filme de super herois poderia ser melhor do que a proposta que o gênero geralmente oferecia, mesmo quando projetados para atingir adultos e quando o gênero era melhor visto quando falava de herois mais populares. Hollywood reagiu aos Vingadores tentando reproduzir os Vingadores. Enquanto isso, a Marvel contra atacou dando traços de outros gêneros em seus filmes, traços já popularizados pela concorrência. Hollywood passou 5 anos perseguindo um único hit global e deixou a Marvel e, eventualmente, os filmes da DC, se aproximarem de todo o potencial dos outros gêneros (Thor Ragnarok He-ManCaptain America: The Winter Soldier G.I. Joe, etc.) e os tornarem irrelevantes.