ENTERTAINMENT WEEKLY – Seguir os passos do Capitão América é uma tarefa pesada – literalmente. Quando o Steve Rogers de Chris Evans se aposentou ao final de Avengers: Endgame (2019), ele deixou seu manto e escudo para o Sam Wilson de Anthony Mackie. Em Falcão e o Soldado Invernal, debutando em 19 de março no Disney+, Sam está em uma luta sobre o que significa carregar o manto de Capitão – o que significa que Mackie teve que aprender a jogar um enorme frisbee vermelho branco e azul. “Eu não pensei no quão pesado ele era,” ele admite com uma risada. “Um peso de 4kg pendurado no seu braço não é a coisa mais fácil de se lidar.”

O legado do Capitão América desponta a próxima série da Marvel, que segue Sam e seu amigo ranzinza de braço de metal, Bucky Barnes (Sebastian Stan), onde eles enfrentam novas ameaças. Prestes ao lançamento da série, a EW conversou com Mackie e Stan para nossa edição de março, e as duas estrelas revelaram um pouco da série de seis episódios que é parte uma jornada épica de ação típica de super-heróis, parte comédia de parceiros se estranhando. “Há um tipo diferente de dupla que está sempre indo e vindo,” Stan explica, “Tipo, eu não gosto mesmo de você, mas posso precisar de você.”

Sam e Bucky têm sido aliados relutantes desde a primeira vez que eles se cruzaram em Capitão América: Guerra Civil (2016). Os dois veteranos de batalha tentando deixar o Cap orgulhoso, mas eles tem o que o roteirista principal Malcolm Spellman chama de “dinâmica de fogo e gelo.”

“Há uma química de verdade ali,” ele diz sobre Mackie e Stan, que geralmente improvisam insultos no set. “Imagine ter que escrever a primeira leva de uma série de irmãos-parceiros, sabendo exatamente qual é o ritmo e o sabor desses dois personagens antes mesmo de você começar.”

Ambos Sam e Bucky passaram a maior parte de seu tempo de tela em papéis de apoio, mas a nova série irá mergulhar ainda mais fundo no psicológico de cada um. Sam está lutando contra os efeitos pós-Guerra Infinita e o que irá custar se tornar o próximo Capitão América – um papel que o restante do planeta pode não estar pronto para abraçar. “A idéia de que um homem preto poderia se tornar o Capitão América me pareceu um grande momento e uma grande oportunidade,” adiciona Spellman.

Enquanto isso, Bucky, o soldado da Segunda Guerra transformado em um assassino de delineador, ainda está lidando com seu passado sombrio e como seguir em frente em um mundo sem o Steve. “Como esse cara funcionará em 2021, nos dias de hoje?” Stan explica, “E há algumas partes cômicas: Como ele lida com a tecnologia? Esse cara vai conseguir chamar um iFood?”

Mackie e Stan não são os únicos veteranos da Marvel na série: o vilão de Daniel Brühl, Barão Zemo está de volta para causar mais problema após dividir os Vingadores em Guerra Civil, e Emily VanCamp também retorna como sua anteriormente agente da S.H.I.E.L.D. Sharon Carter. Um novato do cast é Wyatt Russell como o militar John Walker, também conhecido como Agente Americano – quem, nos quadrinhos, é o substituto do Capitão América escolhido pelo governo.

Por fim, Mackie e Stan dizem que estão ansiosos para lapidar seu próprio cantinho no sempre em expansão Universo Cinematográfico da Marvel.

“Nós não perdemos aquele sentimento de segurança e espionagem,” diz Mackie. “Ainda parece que você está em uma história de Philip K. Dick ou em um filme de Tom Clancy. Mas ao mesmo tempo, é só eu e o Sebastian, e nós somos idiotas, então você terá mais de nós sendo nós mesmos.”