(AVISO DE GATILHO: A matéria a seguir tem tópicos que podem ser gatilho para alguns leitores. Se menção a suicídio é um assunto sensível para você, não recomendamos a leitura.)

THE DIRECT – Falcão e o Soldado Invernal não tem sido resguardada acerca de tópicos fortes, de racismo a saúde mental. Os personagens principais Sam Wilson e Bucky Barnes lidaram com muita coisa na vida, e agora que o Blip aconteceu, o mundo deles mudou para sempre.

As cenas de terapia mostradas nos primeiros dois episódio tem sido tópico de discussão na série. Grande parte do público adorou ver um heroi do MCU em uma terapia de verdade após vários projetos terem tocado no assunto de saúde mental, mas também houveram críticas sobre como as cenas aconteceram e o debate sobre Dr. Raynor ser uma boa terapeuta para Bucky ou não.

Em uma entrevista com o Murphy’s Multiverse, Amy Aquino, a intérprete de Dr. Raynor, foi perguntada sobre as motivações da personagem acerca de seus métodos nada diplomáticos para fazer o paciente super soldado se abrir durante as sessões de terapia. Ela responde que Raynor está olhando para a situação em “nível detalhista”, e que se sua personagem não manter Bucky na terapia, “ele vai morrer”:

“Acho que ela leva isso a um nível muito detalhista. Ao invés de dizer ‘Ah, esse cara era um peão da Hydra e e aconteceram essas coisas super “mágicas” com ele.’; ela olha para Bucky como soldado, um ser humano que teve todas essas coisas que o horrorizaram. Ele sofre do mesmo tipo de estresse pós traumático que Raynor sofreu depois da guerra, assim como outros soldados, e ela quer salvar a vida dele. Ela sabe que se ela não fizer isso, ele vai morrer. Ele vai se matar.”

Aconteceram algumas críticas sobre os métodos de Raynor, incluindo sobre ela ter dito que as palavras do paciente foram e ordenando que ela olhasse seu celular e suas mensagens, criticando seu uso do aparelho. Enquanto a explicação de Aquino sobre o pensamento de sua personagem não torna seu tipo de tratamento aceitável, ele dá algum contexto para suas escolhas. Possivelmente, isso a torna empática com Bucky e o dá o tratamento que ela poderia achar efetivo se usássem nela mesma.

Se é realmente o melhor método para o Bucky, ainda veremos. Um resultado parece ter sido alcançado na sessão do segundo episódio, onde ele admitiu que Sam ter dado o escudo do Capitão América o fez questionar o julgamento de Steve não apenas sobre Sam, mas sobre si mesmo. Ele ainda está lidando com as repercurssões da tortura que sofreu e de ter sido forçado a matar dúzias de pessoas como o Soldado Invernal, e está compreensivelmente com medo do que a possibilidade de Steve estar errado sobre ele pode significar.

Não é claro ainda se Bucky voltará para a terapia na série, já que Raynor citou que a sessão do segundo episódio foi para sua liberação, o que pode significar que ele não é mais obrigado a ir para as sessões. Contudo, ele ainda não superou seu trauma, claramente, então é possível que ele retorne de sua própria vontade antes da série acabar.