COLLIDER – Ele é muito mais do que apenas um super-herói!

Sebastian Stan já tem um grande ano pela frente. No momento, ele está nos cinemas em As Agentes 355, e irá aparecer na muito aguardada Pam & Tommy. Stan também estrela o thriller Fresh, lançado no festival de Sundance logo antes de chegar ao streaming em março. O cara está em toda parte! Stan é familiar pra muitos por seu papel no Universo Cinemático da Marvel como Bucky Barnes/Soldado Invernal, melhor amigo do Steve Rogers (Chris Evans). Enquanto ele com certeza ganhou os fãs no primeiro filme so Capitão América, Stan roubou corações com sua atuação vulnerável no seu segundo filme do MCU, Capitão América: O Soldado Invernal.
É fácil desdenhar dos talentos de um ator que é mais conhecido como um super-herói, mas Stan provou—no MCU e além—que ele tem bastante capacidade.

Se você quer se impressionar com o talento para atuação de Sebastian Stan, aqui estão seus top sete papéis em filmes e na televisão que são absolutamente imperdíveis.


7. The Last Full Measure


Um dos papéis mais ingratos na tela é o do ‘entrevistador’. Você sabe que tipo de papel é – uma pessoa conhecendo as outras, fazendo perguntas e… é isso. É difícil de se tornar memorável e ainda assim Sebastian Stan consegue em The Last Full Measure.
Baseado na história real de um soldado heróico da Guerra do Vietnã, Stan interpreta um membro do Pentágono, Scott Huffman, onde suas aspirações políticas são colocadas em cheque quando ele é requisitado para investigar um pedido para a Medalha de Honra.

Stan passa a maior parte do filme ouvindo as histórias do que aconteceu durante a guerra, e ele captura as extensas emoções da jornada de Scott. No início do filme, você sente Scott aborrecido por ter pego esse trabalho, mas ele lentamente fica mais envolvido em querer aprender mais. As expressões de Stan mudam sutilmente enquanto ele se transforma de um investigador relutante para um homem movido pelas famílias que ele conhece. O filme não é perfeito, mas não dá para colocar a culpa nos atores, inclusive Stan, que exibe uma paixão em compartilhar essa história com os espectadores.

6. Destroyer
Ao lado de Nicole Kidman, Stan estrelou Destroyer, um complexo crime thriller onde ele interpretou um agente do FBI que infiltrou-se em uma gangue criminosa. O personagem de Stan, Chris, aparece apenas em flashbacks de quando ele e a personagem de Kidman, Erin Bell, trabalhavam juntos. O filme é intenso, e muito disso é graças à excelente direção de Karyn Kusama e as performances que ela extrai dos atores. Kidman roubou todas as manchetes, mas o restante do elenco, especialmente Stan, mantiveram uma base sólida. Ao contrário da maioria dos papéis de Stan, o agente Chris é grosso e com menos conflitos. Mas ele ainda tem tantas camadas que fazem a abordagem de Stan sobre ele ainda mais impressionante.

Ele é capaz de trazer o profissionalismo de Chris quando confrontado com o desequilibrado chefe do crime e as situações em que ele se encontra. Stan interpreta Chris como um contraste perfeito para a menos experiente Erin de Kidman, e isso é uma grande conquista por si só. Apesar de ser um papel de ação, algo pelo qual Stan é conhecido, são nos momentos mais quietos onde Stan brilha mais. Seus olhos expressivos e atuação diferenciada adicionam profundidade para um personagem que poderia facilmente ser superficial.

5. Once Upon a Time

Sebastian Stan esteve em apenas sete episódios de Once Upon a Time mas seríamos negligentes se deixássemos de fora sua performance na série. Stan interpreta o Chapeleiro Maluco, quem, no mundo dos contos-de-fada, quer apenas proporcionar uma vida melhor para ele e sua filha. Ele entra em um acordo com a Rainha Má (Lana Parrilla), mas basta dizer que nenhuma boa ação fica impune, e o Chapeleiro paga um preço terrível. No mundo pós-maldição/real de Storybrooke, o Chapeleiro é transformado em Jefferson, um homem charmoso e distante com alguns segredos na manga.

Stan dá vida à todas as camadas do seu personagem através de sua atuação. Ele pode ser sinistro quando necessário, mas carrega o comportamento trágico de um herói por toda parte. Podemos sentir a perda de Jefferson e seu desejo de se reunir com sua filha em todas cada uma das cenas, e é a principal razão pela qual sua performance é tão memorável, apesar de sua brevidade. Não se espera atuações estelares em algo do gênero, mas Stan aborda o Chapeleiro Maluco/Jefferson com uma complexidade que ainda nos faz desejar poder ver mais desse personagem.

4. We Have Always Lived in the Castle
Não muitas pessoas falam sobre essa adaptação atmosférica do livro homônimo de Shirley Jackson. Em We Have Always Lived in the Castle, Stan é Charles Blackwood, o primo distante da família Blackwood. Ele chega à cidade cheio de fascínio e curiosidade, mas sua prima mais nova, Merricat (Taissa Farmiga), não gosta dele. Ela está certa em suspeitar desse homem?

Sebastian Stan tem a habilidade única de equilibrar charme e ameaça, e isso fica evidente nesse filme. Ele toma o controle de sua prima Constance (Alexandra Daddario) e leva o público consigo. Seu grande e desinibido sorriso, combinado com um visual extremamente limpo e arrumado nos conquista. Mas não demora muito até que sua máscara comece a cair. Quando as coisas não são do jeito de Charles, Stan mostra a masculinidade tóxica do personagem perfeitamente. Não deixe o fato desse filme ter passado despercebido enganar você, Stan é incrível ao passar de o homem dos sonhos para o diabo encarnado. Ele é assustador, implacável e uma potência em todas as cenas.

3. Political Animals
Stan ganhou aclamação em Political Animals, e é óbvio porquê. T.J. Hammond, o filho de uma família envolvida em política, é a criança rebelde por excelência; ele é festeiro e viciado em todos os tipos de substâncias. Na minissérie, T.J. é abertamente gay, mas sua decisão em se assumir foi dificilmente voluntária. Stan rouba as cenas nessa série, o que diz alguma coisa considerando que ele estrela ao lado de Sigourney Weaver e Ciarán Hinds. Seu personagem carrega muita dor, não menos importante seu coração partido por um romance que não deu certo e sua capacidade de desapontar constantemente sua família. T.J. também sofre com o abuso de substâncias e Stan demonstra eficientemente o ciclo devastador no qual um viciado pode ficar preso.

É óbvio que Stan adora interpretar personagens problemáticos, e ele com muita habilidade traz as batalhas internas do T.J. à vida com uma performance detalhada e empática. O rosto de Stan está o mais expressivo nessa série, especialmente em uma cena em uma festa onde ele se transforma em um festeiro animado para um homem abatido procurando por seu próximo sucesso. Em T.J. Hammond, Stan coloca uma atuação afetuosa que permite que você entenda e simpatize com esse personagem.

2. Kings

 A série que viveu pouco, Kings é quem colocou Stan no mapa. É uma representação moderna de uma história bíblica e Sebastian Stan interpreta o príncipe de Gilboa, Jonathan “Jack” Benjamin. Como qualquer um familiar ao MCU sabe, Stan é o rei de interpretar personagens perturbados, e Jack é o exemplo de um. Jack é uma pessoa complicada; ele é ambicioso, inseguro, e no armário. Para o mundo, Jack é um playboy rico e privilegiado vivendo uma vida dos sonhos, mas na realidade, ele está paralisado por uma instituição que não reconhece sua identidade.

Stan é tão atraente como esse personagem, pois parece escolher personagens multifacetados, e Jack não é diferente. A frustração de Jack em suas obrigações que impedem sua felicidade são sentidas a cada minuto; por outro lado, seu preconceito e antagonismo contra seu suposto rival político são graves. Stan quebra seu coração com uma demonstração vulnerável de um jovem rapaz dividido entre dois mundos. O pico da performance é quando Jack recebe um duro golpe que ele tem que superar sozinho. A habilidade de Stan de capturar as emoções do personagem fervendo enquanto mantém a postura para sua família é um prazer de se assistir.

1. I, Tonya

Se você é um fã de Stan, esse filme é difícil de assistir. I, Tonya é o filme biográfico sobre os altos e baixos da patinadora Tonya Harding (Margot Robbie). No filme, Stan interpreta o marido de Harding Jeff Gillooly, um homem miserável que foi co-conspirador de Harding no incidente que causou sua queda. Robbie foi aclamada e indicada nas premiações por seu papel, mas Stan também merecia elogios tanto quanto.

No filme, Gillooly se transforma de gentil para violento num piscar de olhos. Em Gillooly, Stan incorpora a realidade infeliz de abusadores domésticos — o humor de seu personagem é imprevisível, e sua insegurança é primordial. Stan se ‘enfeia’ (pelos padrões de Hollywood, pelo menos) para trazer a toxicidade do personagem para a superfície. Ele interpreta o personagem como incompetente e assustador, mas se afasta de se transformar em uma caricatura. I, Tonya está tão distante do que pelo que Stan é conhecido, mas ele retrata o vilão de forma convincente sem vacilar nenhuma vez. Embora esse papel seja essencial, provavelmente não é um que você gostaria de assistir mais de uma vez. Você ficará chocado com essa performance porque é Stan no seu melhor, interpretando o pior.