O Universo Cinematográfico da Marvel têm desperdiçado ou diminuído o personagem de Bucky Barnes diversas vezes, e isso precisa acabar em Thunderbolts.
Sumário
- Bucky Barnes merece um papel principal no MCU, e Thunderbolts deve explorar sua personalidade depois de anos sendo um personagem secundário.
- A amizade de Steve e Bucky foi ofuscada em Vingadores: Ultimato, deixando Bucky sem um desfecho satisfatório para sua relação com Steve.
- A jornada de cura de Bucky não foi abordada por completo em Falcão e o Soldado Invernal, e o especial de Natal de Guardiões da Galáxia tratou sua deficiência física como piada.
Bucky Barnes, também conhecido como Soldado Invernal, irá retornar para o próximo filme do Universo Cinematográfico da Marvel Thunderbolts, e o estúdio precisa usar essa oportunidade para explorar de verdade o personagem ao invés de minimizar sua história. Bucky foi introduzido no início do MCU, entrando na franquia junto ao Steve Rogers de Chris Evans em Capitão América: O Primeiro Vingador. Mas enquanto Steve passa o escudo do Capitão para Sam Wilson, Bucky continua em seu caminho, e será o líder dos Thunderbolts.
Porém, embora a Marvel tenha sido cuidadosa com a história de Steve Rogers no MCU, Bucky Barnes tem sido principalmente colocado como, nos melhores momentos, um personagem secundário e, nos piores, o tópico de piadas ridículas. Com Bucky assumindo a liderança em Thunderbolts, mesmo que em um filme com um elenco renomado, a Marvel está o posicionando como um personagem principal, e eles precisam consertar alguns dos problemas que criaram em suas aparições anteriores. Thunderbolts precisa entregar a Bucky Barnes a liderança que ele merece depois de nove aparições no MCU.
Aparições do Bucky Barnes no MCU | Ano de Lançamento |
Captain America: The First Avenger | 2011 |
Captain America: The Winter Soldier | 2014 |
Ant-Man (cena pós-créditos) | 2015 |
Captain America: Civil War | 2016 |
Black Panther (cena pós-créditos) | 2018 |
Avengers: Infinity War | 2018 |
Avengers: Endgame | 2019 |
The Falcon and the Winter Soldier | 2021 |
What If…? | 2021 |
Vingadores: Ultimato não deu um bom final para Steve e Bucky
O relacionamento de Steve e Bucky foi uma parte importante dos filmes do Capitão América
Como o melhor amigo de infância de Steve Rogers, Bucky Barnes foi um elemento extremamente importante para o arco do Capitão América no MCU. Bucky ter sido capturado pela Hydra levou Steve a embarcar em sua primeira missão como Capitão América, e então, o retorno de Bucky como Soldado Invernal ajudou a guiar Steve a descobrir que a Hydra havia se infiltrado na SHIELD. Em Capitão América: Guerra Civil, a amizade de Steve com Bucky ocasionou um conflito com Tony Stark, o Homem de Ferro. No entanto, quando era a hora de concluir a história de Steve em Vingadores: Ultimato, Bucky teve apenas um breve momento para se despedir antes que seu melhor amigo o abandonasse para viajar de volta no tempo.
Mesmo que pudesse ser argumentado que a amizade de Steve e Bucky possa ter mudado nos cinco anos que Steve viveu sem seu melhor amigo após o estalo de Thanos, é um final amargo para o relacionamento dos dois personagens. Bucky foi uma pessoa fundamental na vida de Steve, mas ele não é tratado com respeito ao ser privado de uma despedida cuidadosa antes de Steve partir para viver no passado. A falta de cuidado com o qual a amizade de Steve e Bucky foi tratada em Vingadores: Ultimato minimiza o restante de suas histórias no MCU, e porque a história de Bucky era tão fortemente ligada ao Steve, isso deixou o personagem carente de qualquer outra ligação emocional – com exceção do próximo Capitão América.
Falcão e o Soldado Invernal Evitou O Processo de Recuperação de Bucky
A série não abordou a recuperação de Bucky com profundidade o suficiente
Considerando a história de Bucky Barnes com o Capitão América, tendo até mesmo servido com Steve e os Howling Commandos antes de se tornar o Soldado Invernal, fez sentido que sua próxima aparição pós-Steve seria ao lado de Sam Wilson em Falcão e o Soldado Invernal. Porém, mesmo que Bucky divida o posto de protagonista com Sam, a série serve mais como uma história de origem para Sam como o próximo Capitão América. Isso deixou pouco tempo para o desenvolvimento de Bucky como personagem.
Isso foi evidenciado pela mudança de título ao final da série, mudando para Capitão América e o Soldado Invernal. Mesmo com a jornada de Bucky para se recuperar do trauma de ter sofrido lavagem cerebral e se tornado um assassino da Hydra tendo sido um ponto recorrente na série, isso não foi abordado o suficiente. De fato, exceto por uma cena de flashback de seu período em Wakanda, o MCU pulou a maior parte da recuperação de Bucky, o que é um grande desserviço ao personagem. O resultado foi uma história corrida, desorganizada para Bucky, o que só ficou pior com outros projetos utilizando sua condição como piada.
O Especial De Natal de GOTG Transformou A Deficiência Física De Bucky Em Piada
Nebula dá o braço de Bucky como presente para Rocket Raccoon
A fascinação de Rocket Raccoon com próteses robóticas vêm desde o primeiro Guardiões da Galáxia, e foi tópico de piada em Vingadores: Guerra Infinita quando ele se oferece para comprar o braço de Bucky. Entretanto, a piada foi estendida de uma forma que pode ser considerada nojenta no especial de Natal Guardians of the Galaxy Holiday Special. No fim do especial, Nebula presenteia Rocket com o braço de Bucky como seu presente de Natal, dando a entender que ela o teria roubado do Soldado Invernal. Ao que tudo indica, isso deixa Bucky sem sua prótese, tornando sua deficiência física um motivo para piada.
A piada provavelmente não terá muito impacto no MCU quando Bucky retornar em Thunderbolts com seu braço. Se Thunderbolts não clarificar que Bucky estava ciente da piada, e o entregou à Nebula por livre e espontânea vontade, então essa será apenas uma piada de muito mau gosto. O MCU tem sido sensível ao explorar deficiências e transtornos com seus heróis em outros momentos – Como o Transtorno de Estresse Pós-Traumático de Tony Stark em Homem de Ferro 3 e a deficiência auditiva de Clint Barton em Hawkeye – então seria atípico tratar a deficiência de Bucky como piada ao invés de uma condição válida do mundo em que os personagens da Marvel vivem. Com isso, não seria distante da forma como o MCU trata Bucky como menos que um herói por conta de seu passado como um assassino da Hydra.
Thunderbolts Faz Do Bucky O Líder De Um Time De Vilões
Não se sabe o motivo do Bucky ainda ser considerado um vilão no MCU
O MCU deixou claro que Bucky não acredita que ele seja digno de ser um herói por conta das pessoas que ele matou enquanto Soldado Invernal, mas ele tem agido como um herói desde que se libertou da Hydra. Em Guerra Civil, Bucky não tem relação com a morte do pai de T’Challa, o Rei T’Chaka, e é usado apenas como um boneco para criar um conflito entre Steve e Tony. Uma vez que ele passa uma temporada se recuperando em Wakanda, Bucky entra na luta contra Thanos, é obliterado no estalo, e retorna para lutar novamente. Em Falcão e o Soldado Invernal, ele ajuda Sam a se tornar o novo Capitão América. Considerando tudo isso, Bucky é um herói, mas o MCU não parece querer que ele se esqueça de que tem uma mancha em seu passado, mesmo considerando o fato de que ele estava sob lavagem cerebral quando cometeu aqueles assassinatos.
Isso fica claro com o fato de Bucky estar na equipe dos Thunderbolts, que é composta por outros anti-heróis e vilões como Yelena Belova, John Walker, Taskmaster, Ghost e Red Guardian. Ainda não se sabe como Bucky se tornou o líder dos Thunderbolts, mas o filme oferece à Marvel a oportunidade de finalmente lhe dar uma história que não dependa de outro personagem. Se Thunderbolts tornar Bucky um herói de fato no MCU – sem ele ter que se sacrificar para isso – makes Bucky a proper hero in the MCU – without having him sacrifice himself to do so – isso iria corrigir os anos de desrespeito e descaso com seu desenvolvimento. Bucky Barnes é um personagem fascinante, envolvente, e está na hora do MCU parar de desperdiçar seu potencial. Esperamos que eles não cometam o mesmo erro em Thunderbolts.
Por MOLLY FREEMAN (ScreenRant)
Publicado em 24 Dezembro, 2023